CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL

«Á GLÓRIA, FARENSE, À GLÓRIA...»

Sempre o fomos adeptos do Sporting Clube Farense.
Desde moços (2, 3 anos) quando ainda se jogava na Sra. da Saúde, nos terrenos contínguos ao que foi o saudoso Emissor Regional do Sul da E.N. Íamos pela mão de meu saudoso tio António (conhecido pelo «Lacrau», que envervágava então a honrada camisola dos «leões de Faro». Bem cedo começou esta «paixão / doença» pelo Farense, de que nos fizemos sócios aos 11 anos, era a sede na Rua do Compromisso e contínuo o falecido sr. Lavadinho. A paixão leonina esteve sempre depois desta pelo Farense. No momento e dada a pontuação classificativa na II Liga, onde milita o Farense está abaixo da linha de água e portanto no grupo dos aflitos, isto é no terceto dos que vão baixar de Divisão. Sempre o mais representativo clube da capital sulina conheceu épocas de crise que, inclusive nos finais da década de 40 do século passado levou o SCF a passar a ser o Clube Desportivo de Faro, o que diga-se durou pouco tempo.
       A actual posição do Farense, que nos provoca notórias e bem compreensíveis preocupações deve-se em grande parte aos pontos perdidos no Estádio de São Luís, que deixou de ser a «temida barreira inexpugnável», até pelos maiores, para se tornar num sorvedouro de pontos perdidos até ante adversários de menor valia. Nada está ainda perdido, mas é grave a posição ocupada. Longe vão os tempos em que nomes como os Venturas (o - João Rato, guarda redes e o II, um esforçado central), Adilson, Edmilson, Farias, Realito, Vinueza, Celestino, Campos, Balelas, Paco Fortes, Hassan e outros eram «gritos de valia» e do valor da formação negro - branca. A lembrança da memória da final e da finalíssima da Taça de Portugal contra o Estrela da Amadora perdura para sempre. 
         Acreditamos no esforçado e generoso empenho do dedicado Presidente Directivo Dr. João Rodrigues e seus pares e na equipa que pode obter resultados bem melhores e afastar este espectro da descida e que, de novo no São Luís e no resto do País onde o clube actue se possa ouvir «Á glória Farense, à glória...».
     
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Agradecimento